quarta-feira, 28 de março de 2012



           
          Após entrarem em novo acordo, cúpula do Rio +20 aumenta o rascunho do documento base de 20 para 178 páginas. Segundo a organização, esse aumento do numero de páginas foi o resultado de um acordo dos objetivos e assuntos que serão abordados na conferência.
Esse resultado veio a partir de novas negociações do chamado “Rascunho Zero” que foi lançado no início de janeiro e que aborda tópicos baseados nos três pilares do desenvolvimento sustentável (o econômico, o social e o ambiental) e convoca os países a criar soluções para acabar com  a pobreza no mundo, diminuir o impacto na biodiversidade, além de resolver questões diplomáticas, como a criação de uma “agência ambiental” independente. A reunião ocorreu em Nova York na quarta feira, 28/03/2012 e contou com a presença dos países membros das Nações Unidas.
          O secretário-geral do evento, Sha Zukang, atestou o comprometimento dos países com a Rio+20 e que a dedicação  de tais países, mostra o quanto eles se importam com esta conferência e com os benefícios que ela pode trazer para todos.
         Porém, a ONU reconhece que alguns países demonstram preocupações com relação a certos assuntos que não estão sendo abordados ou sequer incluídos no Rascunho Zero.
          A próxima negociação do Rascunho será realizada, também em Nova York, entre os dias 23 de abril e 4 de maio e a última será no Rio de Janeiro, dias antes do início da conferência. 
O texto final contará com assuntos  que mostram desafios globais, tais como: falta de acesso a água e energia, desemprego, aumento das desigualdades, lacunas tecnológicas, rápida urbanização e segurança alimentar.


Referência:

 CARVALHO, E.; Rascunho de documento da Rio+20 passa de 20 para 178 páginas. O Globo Natureza, São Paulo, 28 mar.2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário