Este tema é de extrema importância para a população mundial, pois nós leva a refletir sobre nossas ações diárias com relação ao mundo, ao meio ambiente e a qualidade dos mesmos.
O Planeta Terra pede urgência na implementação de ações que possibilitem a sua sustentabilidade. Essas ações não podem ser vistas como atos isolados, de responsabilidade de alguns, mas a “ação sustentável” deve ser iniciada de dentro para fora, da postura e exemplo de cada um de nós. Do agir particular de um indivíduo, de um grupo, de uma escola, de uma comunidade, de um bairro, de uma cidade… É o “agir em partes para atingir o todo”.
A educação é a ferramenta para realização do sonho da cidadania planetária – o desenvolvimento sustentável. No seu sentido amplo e no alcance de sua função social, a educação deve ser a expressão do processo da democracia, capaz de construir a cidadania através do saber e da análise e reflexão do contexto global em que estamos inseridos. É o caminho ideal para a aquisição da identidade social, política e econômica de um povo comprometido com o equilíbrio e a preservação do Planeta Terra.
Nós fazemos parte do ambiente, do Planeta Terra, por isso, precisamos divulgar e informar ao mundo que o destino da natureza será o nosso destino. A partir daí nasce uma consciência de responsabilidade, uma ética do cuidado para que todas as coisas que estão doentes, em perigo de extinção, tenham possibilidade de se revitalizar e as que estão sadias possam evoluir junto conosco, e gerar o desenvolvimento sustentável tão discutido e almejado nos dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário