sexta-feira, 11 de maio de 2012


Estados insulares querem se tornar autossuficientes em energia, diz ONU.
Ministros fizeram declaração para a Rio+20 sobre uso de novas fontes.


Os países mais vulneráveis à elevação do nivel dos mares, situados no oceano Pacífico, pretendem substituir o diesel e outros combustíveis poluentes por fontes limpas, como o biocombustível de coco e painéis solares,fazendo com que esses países se tornem autossuficientes em energia.
As Ilhas de Cook e Tuvalu por exemplo, pretendem obter sua energia elétrica através de fontes renováveis a partir de 2020, enquanto ilhas no Caribe pretendem chegar ao uso de 60% de sua energia a partir de fontes renováveis, também a partir de 2020.
O  premier das ilhas Cook, Henry Puna, afirmou que 15% do orçamento da Nova Zelândia é usado na importação de diesel e que esse valor deveria ser gasto em outros serviços, como o social, a saúde e a educação e para isso, o governo pretende cortar esses gastos, usando painéis solares e turbinas eólicas.
Devido a distância que o combustível fossil deve percorrer para chegar em determinados países do pacífico, os preços do combustível é elevado, fazendo com que a importação do petróleo corresponda a 30% do PIB de alguns países do Pacífico.
Ministros que se reuniram em um encontro nesta semana se queixaram da "lerdeza" nas ações para ajudar a minimizar as mudanças climáticas e com isso, eles pedem que novas fontes de energia se tornem acessíveis, de forma que os países insulares se sintam menos ameaçados por causa da crescente elevação do nível do mar.

Referência:

France Presse, 10 de maio de 2012.

OBS: O site g1.globo.com não fornece a fonte completa desse artigo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário