Durante uma entrevista nesta quinta feira, a ministra do Meio Ambiente elogiou o Brasil como sendo um país "bom anfitrião" e um país que defende seus interesses, já que ele tem que "assegurar resultado",uma vez que é o país cede da Conferência da ONU, Rio +20, que será realizada no Rio de Janeiro em junho/2012.
Ela também destacou com funciona a negociação multilateral, onde um documento final deverá ser aprovado por todos os países, porém, o rascunho do documento final vem sendo negociado desde o início do ano, provando como é dificil chegar a un consenso de todos os países.
Na semana entre os dias 29 de maio e 2 de junho, uma nova rodada de discussão sobre o rascunho será realizada. Isso ocorrerá antes do último debate a nivel diplomático, que deverá acontecer no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 15 de junho, antecedendo o segmento que reunirá os chefes de Estado.
Segundo o negociador-chefe brasileiro, André Corrêa do Lago, um dos assuntos que ainda permanece indefinido é a questão da elevação da importancia de um Programa das Nações
Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma)para o nível de agência, como é a Organização Mundial da Saúde (OMS),o qual o Brasil apenas apoia o seu fortalecimento, mas nao a mudança de status, uma vez que a elevação desse nivel, isolaria o tema das outras questões do desenvolvimento sustentável.
Referência:
BARBOSA, D.;Brasil tem que 'assegurar resultado' da Rio+20, diz ministra do Ambiente,
Globo Natureza, Rio de Janeiro, 10 de maio, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário