segunda-feira, 9 de abril de 2012

Rio+20: Brasil quer desenvolvimento sustentável como modelo mundial




          O Brasil quer que a cúpula Rio+20, a conferência climática da ONU, ajude a impor o desenvolvimento sustentável como modelo mundial de crescimento, afirmou nesta terça-feira um dos encarregados brasileiros da conferência.
          "Estamos em uma época em que as crises se multiplicam: crise política, crise do clima... A Rio+20 será a oportunidade de examinar estas crises provocadas pelo modelo atual de desenvolvimento", disse o embaixador Luiz Alberto Figueiredo à imprensa estrangeira no Rio. "Esta cúpula será um êxito se adotar objetivos claros" de desenvolvimento sustentável para os próximos 20 anos, que permitam um equilíbrio entre crescimento econômico, erradicação da pobreza e proteção do meio ambiente.

          Ao contrário da cúpula anterior, em 1992, também realizada no Rio de Janeiro, que "consagrou o desenvolvimento sustentável com a adoção de convenções diversas sobre a biodiversidade e o clima, a Rio+20 não pretende gerar leis: será um debate forte sobre a forma como queremos nos desenvolver, sobre o futuro que queremos", explicou.

          É importante estarmos abertos às mudanças que serão propostas na Rio +20, para que estejamos aptos a modificar a sentença que o Planeta Terra poderá atingir nos próximos 20 anos.


Referência:
Morin, O.; Rio +20: Brasil quer desenvolvimento sustentável como modelo mundial, Revista Veja, Rio de Janeiro, 3 abril. 2012.

2 comentários:

  1. Ola pessoal,
    O blog de vocês esta ótimo e bem objetivo.
    Esse tema foi criada pelas Nações Unidas, conforme pesquisei. Discuti e propõe meios de harmonizar o poder econômico e a preservação ambiental.
    O desenvolvimento é confundido muitas vezes com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais.
    O desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.
    É muito difícil lidar com isso, mais não impossível.
    Referência:
    site: http://www.wwf.org.br

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas
    Parabéns pelo blog, visitei e postei no meu blog.
    Abraços e sucesso.
    Monaliza Moreira
    Visitem: http://contextasnai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir